Swell Old Is Cool 2012 – cobertura oficial

Programação recheada marca a sétima edição do Swell Old Is Cool.

O já tradicional encontro das gerações do Skate, Swell Old Is Cool encerrou-se nesta última terça-feira, feriado de 1º de Maio após uma agitada agenda de atividades.

O festival começou oficialmente na sexta-feira no bar BANX, local que integra a rede Swell Skateboard, com uma calorosa recepção a todos os skatistas que vieram dos mais variados cantos, como BH, Brasília, RJ, SP, PR, SC e Argentina. Foi uma original pool party com demo dos skatistas das equipes Drop Family e Vans, incluindo o tri-campeão mundial Pedro Barros. Também foi o momento de cantar parabéns ao skatista local e membro da equipe amadora da Vans, Marlon Silva, que presenteou a todos com um grande arsenal de manobras complexas e improváveis. Acabou ganhando de presente o novo patrocínio da Independent Trucks, apoiadora do Swell Old Is Cool 2012.

No sábado, todos já se encontravam no Swell Skate Camp, santuário do Skateboard brasileiro e palco principal do feriadão. Como havia previsão de alguns períodos de chuva, a competição foi iniciada para que não houvesse atraso no cronograma. E no meio da tarde, quando já havia sido realizada a classificatória da categoria Grand Master, a chuva chegou e todo mundo foi aproveitar a cobertura da pista do bar BANX. Novamente foi skate e festa para celebrar o encontro de tantas gerações que compõem o skate atual.

O domingo amanheceu com sol e uma previsão que anunciava tempo bom com algumas pancadas de chuva, sendo assim, logo no final da manhã dava-se o reinicio às atividades com as classificatórias das categorias Master, Legend e Grand Legend. Durante este período, a competição foi paralizada duas vezes por cerca de 15 min. cada. Nada que atrapalhasse e desanimasse o público presente. Após o término das baterias classificatórias, o sempre presente show de skate, protagozinado pelos skatistas profissionais e amadores de ponta nacionais estava programado porem a chuva voltou e desta vez por um período maior. Mas a galera foi persistente e assim que a chuva deu uma trégua, todos pegaram rodos e panos e secaram a pista. Também estava prevista a competição de melhor manobra executada com o shape “metralhadora” da Santa Cruz, assinado por Jason Jesse, E ninguém menos do que o maior nome do skate mundial da atualidade, Pedro Barros, foi quem venceu após conseguir completar um aéreo de frontside. O show estava completo.

À segunda-feira, com um céu de brigadeiro, restou revelar os grandes vencedores nas quatro categorias, que variam dos 30 aos 51 anos de idade. A disputa foi acirrada mas o clima de amizade prevaleceu enquanto um grande churrasco coletivo era realizado paralelo à competição. O dia ainda reservou uma visita dos integrantes da banda californiana Agent Orange, que horas depois fizeram o show de encerramento do evento no pub Dhomba. Os vencedores de cada categoria, que levaram pra casa troféus customizados pela Yerbah Decks, apoiadora do evento, além de premiação com produtos de skate, foram Sinuhe Ferreira (Máster), Cristiano Mateus (Grand Máster), Tomás Guedes “Tomate” (Legend) e Pedro Tibal (Grand Legend). Antes da entrega da premiação ainda rolou o Best grind, competição promovida pela Independent Trucks onde o skatista amador de Guaratinguetá, Felipe Foguinho, após correr 13 pedras de coping block venceu.

Saindo do Swell Skate Camp, todo mundo foi se encontrar, comemorar e celebrar no show do Agent Orange, mais um ano de Swell Old Is Cool, confirmando este como um dos eventos mais originais do skateboard sul americano. A roda punk fez a alegria dos mais empolgados, enquanto os demais assistiram com entusiasmo aos clássicos “Fire in the Rain”, “Bloodstains” entre outras musicas que marcam as três décadas da banda californiana.

Na terça-feira, feriado, o dia serviu para fazer o enterro dos ossos novamente no BANX, onde foi projetado no telão um vídeo produzido pela Zeppelin Filmes com os melhores momentos do Swell Old Is Cool 2012.

A Swell Skateboard e o BANX agradecem à todos os parceiros e participantes que fizeram deste Old Is Cool mais um ano pra ficar na história.

Classificação final:

Master:
1º – Sinuhe Ferreira – Curitiba
2º – Santi Reinas – La Plata (Arg) – Rebel To Rebel / Hot Locals
3º – Rafael Nascimento – Florianopolis – Mama Cavalo
4º – Gustavo Tesch – Porto Alegre – Swell Skateboard / Banx
5º – Eduardo Dametto – Porto Alegre – 181
6º – Marcio Pinto – Pinto – Estancia Velha

Grand Máster:
1º – Cristiano Mateus – São Paulo – Ultraskate.Com.Br / Crail / Moog
2º – Allan Mesquita – Cabo Frio (Rj) – Devotion / Qix / Independent / Zeppelin Filmes / Evoke / Swell Skateboard
3º – Rafael Tramonte – Santos (Sp) – Dirty Joy / Chorão Skt Park
4º – Henrique Migliano – São Paulo
5º – Affonso Muggiati – Florianopolis – Rise Up / Pizza Da Colonia / RTMF
6º – Fernando Gomes – Florianopolis
7º – Hernan Olivares – Buenos Aires (Arg)
8º – Marco Cruz – Florianopolis – Drop Dead / Independent / Globe
9º – Tulio Gines – Buenos Aires (Arg) – Nite
10º – Diego Maneiro – Buenos Aires (Arg) – Kekedes / Anti Hero / Spitfire / Thunder / Up Radical
11º – Federico David – Buenos Aires (Arg)
12º – Mauricio Boff – Criciuma (Sc) – Yerbah / Independent / Rock City / Swell Skateboard

Legend:
1º – Tomás Guedes – Porto Alegre – Five-O / Swell Skateboard /Panda & Monio / Vahlent / Liscergic Dreams
2º – Damian Pico – Quilmes (ARG) – Kekedes / Eh Park
3º – James Bigo – Jacareí (SP) – Vahlent / Lojas Jb
4º – João Francisco “Pio” – Porto Alegre – Forma Personal Trainning
5º – Rogério Lemos – Sorocaba (SP) – Drop Dead / Independent / Gardhenal / Vans
6º – Emerson Somenzari – Porto Alegre
7º – Eduardo Dias – Florianópolis – Drop Family
8º – Bruno Taioli – São Paulo – Centro De Recuperação Leão De Judah

Grand Legend:
1º – Pedro Tibal – Rio De Janeiro – Vertical
2º – Jorge Zunga – Rio De Janeiro – Shock / Your Face / Fomo Vertical / Equipilantra
3º – Alexandre Santos “Dota” – Belo Horizonte (MG) – Naras Pads / Proside Footwear / Ponto Do Açaí / Paranoides Skt / Planet Gueto / Academia Vitale
4º – Álvaro Fázio – Porto Alegre – VDC / Gralha Airlines
5º – Dr. Lucas – Porto Alegre – Skateonline
6º – Renatão – Porto Alegre – Skateonline
7º – César Bragança “Gyrão” – Criciúma (SC) – Tribo Skate
8º – Juarez Mascarello – Porto Alegre / São Paulo – Alpha Metalização
9º – Marcos Kbça – Florianópolis – Urgh / Independent / Nike Sb / RTMF / Pousada Hi Adventure
10º – Adriano Py – Florianópolis

Apresentação: Vans
Patrocínio: Drop Dead e BANX
Apoio: Independent TrucksRock City, Fomo Vertical, Yerbah Decks, Skatebase e Açaí Frooty
Cobertura: Zeppelin Filmes e Skate Paradise
Promoção: Revista Tribo SkateNoizeSoltoVista Skateboard Art.
Organização: ASSWELL – Associação Swell de Skate
Homologação: CBSk e FGSKT
Realização: Swell Skateboard



1 Comentário para “Swell Old Is Cool 2012 – cobertura oficial”

  1. […] já esteve no Swell Old Is Cool, pôde ter uma idéia. Elevando à quinta potência, numa das pistas mais altas, difíceis e […]

Comentar