Swell Old Is Cool 2011 – Pura magia

As fortes emoções marcaram mais uma vez o Swell Old Is Cool, evento apresentado pela Vans e que tem os patrocínios da Urgh, Drop Dead e BANX, com os apoios de Independent Trucks, Yerbah Decks e Açaí Frooty.

Com constantes mudanças no clima, ora com sol e calor ora com chuva e frio, a perserverança dos skatistas e do público prevaleceram para marcar na história da Swell a sexta edição do evento que promove a integração de todas as gerações do skateboard.

As programações começaram na sexta-feira, com um dia de sol e sessões fortes no new.love Bowl e à noite um evento sediado no BANX, onde rolou mais skate, muito bate-papo e a premiére do video de cobertura da Vans Brasil Tour 2010, video produzido pela Zeppelin Filmes e Lab013, que mostrou a passagem das lendas Steve Caballero, Jeff Grosso, Omar Hassan e cia pelo pampa gaúcho e ilha da magia catarinense. Veja mais aqui.

No sábado, com a abertura oficial das atividades, o Swell Skate Camp foi posto à prova, pois o dia amanheceu com uma chuva intensa e ventos fortes. Mas isto não foi suficiente para interromper a realização do evento, pois o new.love Bowl, pela primeira vez, recebia uma cobertura que possibilitava a prática do skate independente da condição climática.

E assim foi, chuva pela manhã e melhoria a tarde, o que fez com que todas as baterias classificatórias fossem realizadas e o cronograma cumprido conforme o planejado.

Para encerrar o dia em grande estilo as bandas YesomarGalgos e Campbell Trio fizeram um rock de primeira linha, enquanto os skatistas profissionais davam um show na pista. Veja um pouco mais o que rolou no sábado neste link.

No domingo a situação foi exatamente oposta. Muito sol e calor pela manhã, dando sinais de que o dia seria extremamente especial. Famílias inteiras vindas de diversos lugares, turmas de amigos, todo mundo chegava na Swell para ver um show de skate e emoção à flor da pele.

Por volta das 14h, foi feito um minuto de barulho em homenagem a Williams Indião, skatista falecido há duas semanas atrás. Feito isto começaram as finais com a categoria Master, para skatistas entre os 30 e 34 anos, que perto dos demais participantes, são jovens na flor da idade. Novamente, Affonso Muggiati confirmou sua consistência e ficou com a primeira colocação, seguido pelo argentino Federico e pelo mais novo skatista old school Eduardo Dametto.

Logo em seguida veio a vez dos Grand Masters, com idade entre os 35 e 39 anos, categoria mais disputada pois ao todo foram 21 participantes inscritos e o nível mais alto de manobras. Muito empolgante ver a lenda Léo Kakinho desbravando cada canto e curva do new.love Bowl com todo tipo de manobra possível. E desta forma Léo ficou com a primeira colocação, acompanhado de perto por Mauricinho Boff que também encantou o público com grinds muito extensos. A terceira colocação ficou para Henrique Migliano, o Banana.

Na categoria Legend, os skatistas têm idades entre os 40 e 44 anos, ou seja já são grandes vencedores ao manterem a chama sempre acesa. Mas isto não basta e eles continuam mostrando muito skate. Prova disso é Tomáz Guedes, o Tomate, que a cada ano inventa mais manobras e lapida mais ainda o seu estilo único de andar de skate. E neste ano ele repetiu a dose e ficou com a primeira colocação, seguido de seu amigo James Bigo e o terceiro lugar ficou para o carioca Jorge Zunga, que junto de sua esposa Bel Aranha, acamparam na Swell desde terça-feira.

Os donos da festa, os Grand Legends, skatistas com mais de 45 anos são fenômenos ao exibir tanto alto astral e jovialidade. Uma verdadeira aula para todos que presenciaram as sessões protagonizadas por estes senhores. O skate deles é a maior prova de perseverança e positividade. Eles não se entregam, não desistem e continuam abrindo caminhos para as gerações mais novas. O skate deve muito à eles.

E além da perseverança foi possível ver a determinação que fez com que Álvaro Fázio fizesse linhas impecáveis e surpreendentes, ganhando assim seu primeiro e merecido Old is Cool. Lucas Teixeira, local da Swell desde sempre é um dos skatistas com mais fôlego em qualquer sessão. Ele chega a ficar 3h ininterruptas na pista. E isto fez com que ele tivesse gás para ficar com a segunda colocação. O terceiro lugar ficou para César Gyrão, outro perseverante skatista que este ano comemora os 20 anos de sua publicação, a Revista Tribo Skate, a mais antiga em atividade no Brasil.

Enquanto rolava a bateria Grand Legend, no céu nuvens pretas iam cobrindo o Swell Skate Camp e a tensão aumentando. Será que a tão esperada bateria profissional, promovida pela Zeppelin Filmes, não seria realizada por causa do tempo?

A resposta é não. Com tanta gente reunida, tanta energia positiva e mais uma vez a tão falada perseverança, nada poderia impedir que o Swell Old Is Cool 2011 fosse concluído. E desta forma os ventos e chuva que caíram rapidamente sobre a Swell foram espantados e a pista que tinha alguns pontos com respingos d’água foi secada para abrir espaço aos fominhas profissionais, que depois de verem os precursores queriam mostrar que aprenderam muito bem as lições e estão desenvolvendo novas disciplinas.

Marcelo Kosake, Rodolfo Ramo, Gustavo Caverna, Allan Mesquita, Marcos Gabriel, Ragueb Rogério, Ladas Amarilla e o atual campeão mundial Pedro Barros fizeram uma bateria eletrizante, onde Eduardo Dias, o Alemão da Drop entregava a premiação ofertada pela Zeppelin ao skatista que desenvolvesse uma linha incrível.

E o público, que não arredou pé com a chuva, foi ao delírio vendo os gladiadores dentro da pista. No final todos saíram vitoriosos.

E para coroar um fim-de-semana mágico um duplo arco-íris se formou no céu do Swell Skate Camp para deixar todos ali presentes de boca aberta. Pura magia!

 

(Se você também fez um registro destes momentos, envie para swellskate@swellskate.com.br o seu material ou o link das fotos ou videos e iremos incluir em nosso site).

 

RESULTADOS FINAIS:

MASTER

1. Affonso Muggiati (FPOLIS) – 70,4 pts

2. Federico (ARG) – 69 pts

3. Eduardo Dametto (POA) – 64,4pts

4. Demian Balboa (SP) – 61,8 pts

5. Marcelo Colella (SP) – 61,4 pts

6. Rafael Nascimento (FPOLIS) – 59 pts

7. Carlos Alberto “Cheirinho” (FPOLIS) – 57 pts

8. Fernando Tesch (POA) – 55 pts

9. Zek (ARG) – 50,8 pts

10. German Tetation (ARG) – 0 pts

 

GRAND MASTER

1. Léo Kakinho (Fpolis) – 72,4 pts

2. Mauricio Boff (Criciuma) – 70,6 pts

3. Henrique Migliano (SP) – 70,6 pts

4. Diego Maneiro (ARG) – 68,2 pts

5.  Miguel Záffari (Fpolis) – 67,8 pts

6. Adnan Paniágua (SP) – 67 pts

7. Fernando Gomes (Fpolis) – 65,8 pts

8. Rogério Lemos (SP) – 65,4 pts

9. Nicolas Andres (ARG) 61,2 pts

10. Alexandre “Xandy” (POA) – 60,4 pts

11. Guines (ARG) – 58,6 pts

12. Damian Picardi (ARG) – 57,2 pts

13. Ricardo Andiani (SP) – 57 pts

14. Fábio Shiokwa (SP) – 55,6 pts

15. Segismundo (ARG) – 54,4 pts

16. Luciano Menudo (SC) – 54,4

17. Sandro Ribeiro (SP) – 53,8 pts

18. Rodrigo Jaca (Fpolis) – 52,6 pts

19. André Barros (Fpolis) – 51,6 pts

20. Rodrigo Lantaron (ARG) – 51,6 pts

21. Renato Spagnoli (POA) – 50 pts

 

LEGEND

1. Tomás Guedes (POA) – 68,2 pts

2. James Bigo (SP) – 68 pts

3. Jorge Zunga (RJ) – 65 pts

4. Daniel Kim (SP) – 64,2 pts

5. Alessandro Micuim (NH) – 62,8 pts

6. Jhonny Drews (SC) – 61,4 pts

7. João Francisco “Pio” (POA) – 58,2 pts

8. Alexandre “Tonel” (NH) – 56,4 pts

9. Eduardo Dias (Fpolis) – 52,8 pts

10. Marcos Kbeça (Fpolis) – 52,6 pts

 

GRAND LEGEND

1. Álvaro Fázio (POA) – 68,4 pts

2. Lucas Teixeira (POA) – 65,4 pts

3. César Gyrão (SP) – 65 pts

4. Jorge Kuge (SP) – 63,8 pts

5. Cesinha Chaves (RJ) – 62,8 pts

6. Renatão D’Oliveira (POA) – 60 pts

7. Marcelo Chagas (NH) – 53,4 pts

8. Osmar Latuca (RJ) – 52,6 pts

9. Sérgio “Marreta” – 50,4 pts

10. Antonio Demiciotti (SP) – 0 pts

 



9 Comentários para “Swell Old Is Cool 2011 – Pura magia”

  1. GILBERTO disse:

    Muito legal as imagens ,estão todos de parabéns pelo evento um abraço.

  2. Charles PUTZ ! disse:

    Old is Cool é sensacional. Skate na veia 4 ever!
    Parabéns a todos que participaram e aos organizadores, e a quem escreveu esta matéria. Muito bem escrita!
    Pena q não pude estar lá curtindo essa vibe.

    Charles PUTZ !

  3. Alexandre Vieira disse:

    Muito a fú!! Um ano pra treinar, quem sabe em 2012 …

  4. LUCIANOKID disse:

    PARABENS AMIGOS, PELA EXCELENTE ESTRUTURA E PRINCIPALMENTE POR ESTAREM LEVANTANDO GRANDES NOMES DO SKATEBOARD BRASILEIRO, INFLEIZMENTE NÃO DEU PARA IR AINDA, MAS PROMETO QUE SE TUDO DER CERTO, ESTAREI NO PRÓXIMO EVENTO, ESTOU TREINANDO PARA VALER, COMO UM PROFISSIONAL DE NOVO, NÃO PELAS COMPETIÇÕES, MAS POR MIM E PELA MINHA MÃE QUE ESTÁ COM CANCER, VOU MOSTRAR PARA MIM E PARA ELA QUE POSSO ANDAR EM ALTO NIVEL AINDA AOS 47 ANOS NOS BOWLS E STREET, ABRAÇO AMIGOS, LUCIANO KID, SÃO VICENTE – SP, OLD SCHOOL PRO SKATER DE VERDADE.

  5. Fernando Gomes disse:

    Foi “show de skate” o que aconteceu por lá. Parabéns a todos que participaram e tornaram possível esse grande encontro de pessoas em torno do skate. A chuva só serviu para mostrar que é muito forte o sentimento pelo skate dos que lá estavam e ainda mais daqueles que organizaram essa grande festa. Parabéns Swell.

  6. ROGÉRIO BALIEIRO disse:

    CLASSE RAPAZIADA, PROSPERIDADE TOTAL E MUITO SKATE NA VEIA PARA TODOS OK? AHAHAHAH NÓIS NA HUMILDE.

  7. Renatão disse:

    Um parabéns aos irmãos Tesch e a todos que participaram da organização do Swell Old is Cool 2011. Foi uma puta festa e nem a chuva atrapalhou (graças a operação de guerra feita pelos organizadores para cobrir o bowl na sexta-feira)
    Parabéns a todos que participaram do champ e ano que vem nos encontramos no Swell Old is Coll 2012!!!

    Abraço a todos,
    Renatão

  8. Luciano Menudo disse:

    O Champ foi Show !!!
    Parabéns a todos que tornaram possivel este evento !!!
    2012 tem maisssss …………………………….!
    Boas sessions …
    Luciano Menudo
    Itapema/SC.

  9. leonardo tijolo disse:

    old is cool total!!Essa vaibe só na swell muito skate e gente legal!!!

Comentar