Casa de Nazaré na Swell: emocionante

Em meados do mês de junho a história da Swell Skateboard e da Casa de Nazaré se cruzaram. Objetivos em comum foram identificados e começava ali uma idéia para se fazer algo benéfico à vida de crianças em situação de risco.

Com vasta experiência nessa atuação, a Casa de Nazaré atende mais de 500 crianças regularmente. Com menos experiência mas muita vontade, a Swell Skateboard se preparou para receber 40 dessas crianças e oferecer à elas toda a vibração da atmosfera sempre presente no Swell Skate Camp.

Dia 31 de Agosto, segunda-feira, 9 horas da manhã, toda equipe da Swell e seus oficineiros convidados estavam à postos aguardando a criançada chegar para lhes passar carinho, instruções e valores positivos ligados ao esporte.

Logo na chegada as 40 crianças ficaram eufóricas e ameaçaram uma correria de alegria, mas a organização lhes pediu atenção para começar uma caminhada de reconhecimento de todo parque.

002

Após o reconhecimento do local era hora de atividades no new.love Bowl, começando pelas apresentações pessoais, alongamento, aquecimento e experimentação ao skate.

003

005

007

Muita alegria e pouco tombo foi o resultado do gasto de energias que logo seriam repostas com o almoço, uma seqüência de cachorro-quente servida no shape-bandeja e as crianças se deliciaram.

009

010

011

013

Para após o almoço a atividade programada para acompanhar a digestão foi a roda de música. Aos sons de violão, flauta e bongô, as crianças também puderam conhecer como se confecciona artesanalmente a flauta.

015

016

017

018

019

020

022

Da música novamente para o new.love Bowl, quando ao invés de andarem de skate as crianças tiveram o contato com a capoeira. Primeiramente foi lhes passado instruções básicas e depois foi feita a roda para poderem jogar.

024

026

027

Como última atividade esportiva veio o mountainboard. Alucinados com os vôos dos oficineiros, as crianças arriscaram brincar na piscina de espuma e enfrentando os obstáculos menores.

030

029

031

dsc01768

E encerrando o dia os organizadores da ação distribuiram óculos, roupas, chinelos e bolsas para a criançada levar de recordação.

034

Como resultado do dia nós organizadores aprendemos muito com as crianças e vimos o quão importante é retirar elas da rotina caracterizada por situações de risco. Vimos o afeto que elas transmitem para aqueles que lhes dão atenção, a educação dispendida àqueles que lhes trata bem, e a vitalidade que essas crianças têm para buscarem melhores oportunidades.

Aos sons de “não quero ir embora”, “quero morar aqui” e “obrigado sôr” a Swell Skateboard encerrou essa atividade mas já está preparada para a próxima.

Deixamos aqui nosso imenso agradecimento à todos que nos ajudaram a vivenciar esse dia emocionante e principalmente agradecer às crianças presentes a nos tratarem como amigos e nos fazer lembrar dos verdadeiros valores da vida em comunidade.

Confira a seguir os nomes de todas pessoas e instituições envolvidas na atividade. Em breve também disponibilizaremos imagens em vídeo.

Crianças atendidas: Alisson da Conceição da Costa, Andressa Machado Lucas, Brenda Lucas Masson da Silva, Bruno Luciano da Silva, Dábila Varante Gomes, Daniela Del Pino da Rosa, Deise Machado Lucas, Diego Cezar da Silva, Evelyn dos Santos Centeno, Felipe da Silva Garcia, Franciele Chimango Bueno, Gabriela Garcia Fontans, Giovana Souza Carvalho Dornelles, Graziela Fermino Gomes, Henrick Fontans dos Santos, Higor Avaly Fontela, Iago Trindade Oliveira, Igor jardel Machado da Silva, Ingrielly dos Santos Taborda, Iticiane de Lima Dias, Jhéssica Gabriela Mendes Pedroso, Jonathan Cezar Braga, Jonathan Santos Centeno, Kelvin Chimango Bueno, Kesley Thiago Costa Machado, Leonardo Trindade de Oliveira, Maicon Carvalho Alves, Matheus Brendo Vieira, Maximiliano Flores, Mike Medeiros Feijó, Millena Ribeiro Espindola, Natascha Rocha Mesquita, Patrick Varnante Gomes, Paula Daiane dos Santos, Taís Pontes Trindade, Thaila Evelize Rodrigues Silveira, Thalana da Silva Alegre, Thiago Varante, Valdenice Pedroso dos Santos, Wellington Machado Lucas, Wesley Machado, Yan Boss de Vargas.

- Organizadores: Swell Skateboard, Priscila Zanetti, Luiz Felipe Cunha.

- Oficineiros: Alex Lâmpada e Leonardo Ganso (mountainboard); Gustavo Caverna e Ricardo (skate); Pedrinho (flauta e skate); Dênis Lagarto, Luquinhas, Ity, Fábio Lagartinho e Sandro Cacetinho (música); Mestre Delmar Perroni, Graduado Mister M., Projeto Capoeira para Crescer e Associação Esporte Nacional Capoeira (capoeira).

- Almoço: Associação Esportiva Mercenários, Twin Cuisine, Meninas Intimadas e Poupa.

- Registro fotográfico: Priscila Zanetti

- Registro de vídeo: Base Produtora

- Apoio: Rocabruja Representações, Humberto Ramos, West Coast, Zeppelin Filmes, Guto e Lelo.



22 Comentários para “Casa de Nazaré na Swell: emocionante”

  1. Fazio disse:

    Bacana.

  2. Gabriele disse:

    Nobre atitude! Estão de parabéns! É sempre bom trabalhar com crianças! Estamos necessitando de mais iniciativas como esta!

  3. Oft. disse:

    Muuuuuuuuuuuuuuuito legal!!!

    PARBÉNS!!!

  4. Edmundo disse:

    Parabéns pela iniciativa. São estas atitudes que fazem a diferença.

  5. Luiz Felipe Cunha disse:

    Incrível como ações como esta, até certo ponto simples, sem muito glamour ou sofisticação, num ambiente extremamente despojado de qualquer requinte, despertam e aguçam a curiosidade(visto nos olhos de cada criança presente) e libertam muito mais a interação com os Educadores por se tratar de um aprendizado franco, claro e que fala a linguagem dos jovens, tratando-os de igual para igual, sem qualquer repressão ou repreensão e desta forma recebem a reciprocidade de cada criança que enxerga ali a verdadeira arte de viver em uma Sociedade de Classes tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas nos objetivos comuns a serem alcançados: Bem Estar, Liberdade de Expressão e Convívio Pacífico junto a Natureza.

    PARABÉNS a todos que de alguma forma contribuíram para este evento.

    Grande Abraço.

  6. Lucas Teixeira disse:

    Emocionante mesmo. A gurizada aprendendo onde botar a cabeça e a energia. Parabéns Swell, Poupa e a todos envolvidos.

  7. Rudinei Carvalho disse:

    São exemplos como esses que fazem um mundo melhor para todos!

  8. Régis Lannig disse:

    Parabéns é isso ae…

  9. Ana Maria Carlos disse:

    Participei deste evento, acompanhando meus alunos que estavam no grupo de crianças que foram conhecer este Paraiso. Foi extremamente importante para as crianças, que já perguntam quando voltaremos novamente. Só temos a agradecer a esse grupo de pessoas que tiveram a feliz ideia de proporcionar esta alegria para eles.
    Eu, como uma das educadoras da casa de Nazaré só tenho a agradecer esta oportunidade de conhecer este mundo encantado , com esta Natureza maravilhosa e ainda conhecer de perto pessoas dedicadas a este Esporte Radical. A Equipe está de Parabéns. Muito Obrigado pelo dia maravilhoso .

  10. Rodrigo La Rosa disse:

    Poxa, não cansamos de dar parabéns a Swell. É uma surpresa atrás da outra. Belas iniciativas. Continuem acontecendo! Abraços.

  11. Digão disse:

    Ae galera SWELL, estão de parabéns. Pela felicidade no rosto da gurizada, eles devem ter adorado passar o dia na SWELL… Parabéns e que venham mais dias assim.. Abraço!!

  12. […] arrecadando alimentos não-perecíveis, roupas e material escolar para o Projeto S.O.SWELL – Edição Natal. É obrigatória a doação de 1 item para participar do evento. Faça sua […]

  13. […] arrecadando alimentos não-perecíveis, roupas e material escolar para o Projeto S.O.SWELL – Edição Natal. É obrigatória a doação de 1 item para participar do evento. Faça sua […]

  14. […] atividades foram um sucesso (confira aqui) e a repercussão foi […]

  15. […] atividades foram um sucesso (confira aqui) e a repercussão foi […]

  16. […] arrecadando alimentos não-perecíveis, roupas e material escolar para o Projeto S.O.SWELL – Edição Natal. É obrigatória a doação de 1 item para participar do evento. Faça sua […]

  17. […] arrecadando alimentos não-perecíveis, roupas e material escolar para o Projeto S.O.SWELL – Edição Natal. É obrigatória a doação de 1 item para participar do evento. Faça sua […]

  18. […] arrecadando alimentos não-perecíveis, roupas e material escolar para o Projeto S.O.SWELL – Edição Natal. É obrigatória a doação de 1 item para participar do evento. Faça sua […]

  19. […] Casa de Nazaré na Swell  […]

  20. […] Cauê é videomaker, inclusive é responsável por um dos vídeos mais emocionantes da história da Swell, o primeiro realizado no projeto beneficente realizado na Casa de Nazaré. […]

  21. […] Fase 1 / Fase 2 / Fase […]

Comentar