Cobertura Enjoy The Ride – MTB

Nesse último final de semana o grande protagonista no Swell Skate Camp foi o mountainboard. Aconteceu nos dias 18 e 19 de abril o Enjoy The Ride, primeira etapa do Circuito Brasileiro de Mountainboard,que trouxe ao RS os melhores mountainboarders brasileiros.

Era cedo na sexta-feira, véspera da competição, e os primeiros atletas já chegavam no Aeroporto Salgado Filho de onde seguiram diretamente para seu alojamento no Clube Farrapos. De lá se encaminharam para a Swell na gana de conferir a pista e treinar para poder tirar um pouco da vantagem dos locais do RS que já vinham treinando há algumas semanas. Algumas horas de treino e era hora de voltar para o alojamento, encontrar os amigos locais para uma janta e logo após descansar para estarem todos prontos para as disputas do final de semana.

No sábado logo cedo os primeiros competidores já chegavam ao parque. Muito sol, calor e poeira na pista, que com o terreno bastante seco oferecia um alto grau de dificuldade e uma velocidade impressionante morro abaixo. Nesse dia foi realizado apenas o down-hill com o intuito de deixar todas as descisões para o domingão. E assim, no down-hill, os grandes vencedores foram, na categoria Amador, Leonardo “Ganso”-RS, Assef-SP, Jerry “Ogro”-RS; na categoria Master foram “Bezinho”-RJ, Márcio “Da Guedes”-RS e André Pangella-DF; na profissional foram Alex “Lâmpada”-RS, Luciano Pangella-DF, Fernando Gazzola-RJ.

No sábado a noite uma situação inusitada aconteceu. O grupo de capoeira do projeto Capoeira para Crescer, do mestre Delmar e mestre Nino da Escola Barravento de Capoeira, estava convidado a ir prestigiar o evento e fazer uma apresentação ao final do dia. O local de cara escolhido foi o new.love Bowl, pois tanto o piso do flat da parte fundo como a acústica das paredes do bowl pareciam perfeitos. E foram! Com o público sentado nas bordas da pista e acompanhando na batida das palmas, os capoeiristas se divertiram. Arriscamos dizer que essa tenha sido a primeira roda de capoeira dentro de um bowl no mundo todo.

Todo o contexto fazia o evento ser pura diversão. E o domingo prometia ainda muito mais.

Na manhã de domingo São Pedro decidiu mudar um pouquinho a história do evento. Ao invés de céu claro mandou o céu cinzento; ao invés de tempo seco mandou a chuva; ao invés de calor mandou o frio repentino; e assim transformou o evento numa disputa de gladiadores, que com seus equipamentos de proteção entraram em combate acima de tudo contra o barro. Mas como os próprios mountainboarders dizem: o mountainboard é para todos os terrenos e condições, e “quanto pior melhor”, quanto mais adversidade apresentada maior vai ser o incentivo e a garra entre os amigos competidores.

Começava então sob muita lama as disputas do boarder-cross que estava dividido nas categorias Amador, Master e Profissional. As descidas foram feitas homem contra homem e todos contra todos. As condições da pista acarretaram diversos choques e tombos e aquele que levantava mais agilmente já garantia a vitória. E aquele que ficava para trás, mesmo sendo evidente sua derrota, levantava e completava o percurso com muito orgulho e sob os aplausos dos outros competidores e público presente. Na chegada, sem excessões, os atletas se emocionavam com abraços e apoio mútuo, revelando sentimentos que imperam nesse esporte: muita parceria, amizade e doação total ao esporte. Na categoria Amador os vencedores foram Leonardo “Ganso”-RS, Jerry “Ogro”-RS, e Assef-SP, seguidos de Fábio Vieira-DF. Na categoria Master os primeiros colocados foram André Pangella-DF, Da Guedes-RS, Bezinho-RJ. Na categoria PRO os vencedores foram Luciano Pangella-DF, Alex Lâmpada-RS e Fernando Gazzola-RS. Era hora do almoço, pois todos já estavam esgotados e ainda estava por vir o temido Big-Air.

Barriga forrada e forças recuperadas (na medida do possível!) e foram todos fazer acontecer a modalidade mais plástica: o show do Big-Air. Amadores a postos e começava então os primeiros saltos. Diversas manobras foram vistas mas sempre com grande destaque ao salto mortal que nessa categoria apareceu em formato de back-flip, o giro no sentido das costas. As primeiras colocações do Amador ficaram com Leonardo Pereira “Leozinho”-RS, “Ganso”-RS e Assef-SP. Após a categoria Amador veio a Profissional e o show seguiu com o mortal, porém agora com o giro para o sentido frontal: o temido front-flip. Também apareceram as tentativas de back-flip 180º e do cabuloso Superman. Assim, as primeiras colocações do profissional ficaram com Luciano Pangella-DF, Pedrinho-RS e “Lâmpada”-RS. Por último veio a categoria Master, a qual mostrou determinação total inclusive executando manobras arriscadas quase no escuro, pois estava acabando a luz natural. Os vencedores da Master foram “Da Guedes”-RS, “Bezinho”-RJ e André Pangella-DF.

Estava encerrado o Big-Air e a competição. Chegava então a hora da divulgação dos resultados e da premiação. Atleta por atleta ia recebendo seu troféu, feito pelo grande artesão Eduardo Vivente. Também, todos os participantes levaram pra casa uma bota West Coast. O valor sentimental por estar no evento e por poder levar pra casa esses dois grandes prêmios foram o suficiente para a organização e competidores encerrarem as atividades com o sentimento de dever cumprido junto ao crescimento desse esporte ainda embrionário no Brasil.

Aguarde em breve o vídeo oficial do evento que está sendo editado por Lab.013.

Parabéns à todos e está aberto o Circuito Brasileiro de Mountainboard.

DownHill Speed

Amador
1º Leonardo Medeiros “Ganso” – RS – 34,60 segundos
2º Assef – SP – 34,66 segundos
3º Jeferson “Ogro” – RS – 35 segundos

Master
1º Bernardo Picoreli “Bezinho” – RJ – 32,50 segundos
2º Márcio Gomes “DaGuedes” – RS – 34,19 segundos
3º André Pangella – DF – 38,40 segundos

Pro
1º Alex “Lâmpada” – RS – 30,68 segundos
2º Luciano Pangella – DF – 31,57 segundos
3º Fernando Gazzola – RJ – 38,50 segundos

Boarder Cross

Amador
1º Leonardo Medeiros “Ganso” – RS
2º Jeferson “Ogro” – RS
3º Assef – SP
4º Fábio Vieira– DF

Master
1º André Pangella – DF
2º Márcio Gomes “DaGuedes” – RS
3º Bernardo Picoreli “Bezinho” – RJ

Pro
1º Luciano Pangella – DF
2º Alex “Lâmpada” – RS
3º Fernando Gazzola – RJ

Big Air

Amador
1º Leonardo Pereira “leozinho” – RS – 72,50 pontos
2º Leonardo Medeiros “Ganso” – RS – 69,75 pontos
3º Assef – SP – 68,50 pontos
4º Jeferson “Ogro” – RS – 58,55 pontos
5º Fábio Vieira– DF – 50,50 pontos

Master
1º Márcio Gomes “DaGuedes” – RS – 78,55 pontos
2º Bernardo Picoreli “Bezinho” – RJ – 75,50 pontos
3º André Pangella – DF – 67,62 pontos

Pro
1º Luciano Pangella – DF – 83,30 pontos
2º Pedrinho – RS – 79,05 pontos
3º Alex “Lâmpada” – RS – 77,60 pontos

Apresentação: West Coast
Patrocínio: Ford Ribeiro Jung e Microshop
Apoio: Krim Bureau Brasil, Fundação Conesul de Desenvolvimento, Skator e SOS Trauma
Promoção: QUEB, SulSports, VOID
Organização: Asswell e AGMTB
Realização: Swell Skateboard

etr001

etr002

etr003

etr004

etr005

etr006

etr007

etr008

etr009

etr010-copy

etr011-copy

etr012-copy

etr013-copy

etr014-copy

etr015

etr016

etr017

etr017

etr018

etr019

etr020

etr021

etr022

etr023

etr024

etr025

etr026



2 Comentários para “Cobertura Enjoy The Ride – MTB”

  1. Deia disse:

    Gostaria de ver os nomes dos atletas nas fotos, pra quem não conhece os mesmos seria bem melhor.

Comentar