URUTAU – Ave Fantasma na Swell

urutau

Contendo uma área de preservação permanente da natureza, a Swell frequentemente é visitada por algumas espécies de animais não-domesticados. Após aparições de preás, lagartos, cobras e do famoso gorila, agora é a vez do Urutau, a Ave Fantasma.

Há pouco mais de 10 dias, um pássaro inusitado foi identificado sobre o galho de uma árvore que fica bem ao lado do deck. Ao longo desses dias a questão era: até quando esse pássaro ficará ali? E nada de o pássaro voar… segue lá imóvel!

Alguns poucos movimentos pode-se ver até o momento, como a abertura dos olhos e o movimento das asas. Mal consegue-se perceber movimentos de respiração do animal.

Assim, com muita curiosidade, nossa equipe e diversos frequentadores da Swell foram atrás de informações e descobriu-se que é um pássaro muito raro com características especiais para a camuflagem, habilidade esta que faz o animal passar despercebido para a grande maioria das pessoas, pois o Urutau parece ser parte do galho da árvore.

Conforme as informações encontradas na internet, o que podemos deduzir é que o Urutau está em período de reprodução, chocando um ovo. Ele escolhe galhos que tenham uma forquilha que armazene o ovo em segurança. Esse período de choca pode chegar a 50 dias.

O nome Urutau vem do guarani e quer dizer “Ave Fantasma”.

Mais informações sobre o animal você pode conferir clicando aqui .

Power to the Planet!



2 Comentários para “URUTAU – Ave Fantasma na Swell”

  1. […] reportamos aqui no site as aparições do urutau, do bugio e do gorila Éziu. Mas é com muita alegria e orgulho que divulgamos que mais uma […]