30 anos de Deslizando na Panela

Neste mês de Julho comemora-se 30 anos do lançamento do filme Deslizando na Panela, um dos primeiros vídeos de skate produzidos no Brasil.

Contendo cenas captadas em Porto Alegre e Viamão, o vídeo é uma produção conjunta entre Bertrand Kolecza e Ronald Boeira.

Os dois produtores não eram os mais ativos na sessão de skate mas estavam sempre presente registrando o que a galera aprontava. Assim, entendiam muito bem o que passava na cabeça da turma e conseguiram produzir um material bem rico e muito interessante.

Selecionamos para vocês alguns trechos deste vídeo que pode ser considerado um longa metragem, já que possui mais de uma hora de duração.

Nesta compilação podemos ver cenas na Lomba da Hidráulica/Menino Deus, algumas imagens no Parque da Marinha com a pista ainda em obras, e cenas do histórico Campeonato Brasileiro de 1979, ocorrido no Swell Skatepark.

Veja também algumas fotos desta galera durante as filmagens e screenshots do filme.

foto-gravacao-do-deslizando-1978

onibus-da-hidraulica

mico-brasileiro-1979

kao-tai-brasileiro-1979

cap003-copy-copy

cap009-copy-copy

cap010-copy-copy

cap013-copy-copy

cap029-copy-copy

cap032-copy-copy

cap033-copy-copy

cap035-copy-copy

cap036-copy-copy

cap037-copy-copy

img_4369

img_4368

img_4359

img_4350

img_4351



10 Comentários para “30 anos de Deslizando na Panela”

  1. Fornari disse:

    Foi com enorme felicidade, ter participado ativamente desde o início dos trabalhos de filmagens e depois na montagem do do Filme, ao lado dos meus amigos Ronald Boeira e Bertrand Kolecza. Em 1979, somente o filme receberia o nome, primeiramente um pessoa que observava a movimentação toda na Pista do Marinha e disse: ” estes guris estão deslizando dentro de uma panela” ! Seria uma referência ao Bolwzão do Marinha. Mais tarde também se aproveitou para criticar uma onda de aproveitadores que promoviam equipes e campeonatos com as tradicinais “garfadas” nos resultados. Competir em uma panela, não mais na pista e sim no clima ruim em meados de 1979, que envolvia o skate . De qualquer forma, o Deslizando na Panela, gravado desde 1975, buscava documentar o skate e sua presença aqui em Porto Alegre. Passados 30 anos o papel foi realizado, Documentar a História do Skate !
    Obrigado
    Alexandre Fornari

  2. Resolvei comentar, então. Tche Tesch, muito obrigado, mesmo, pela lembrança e pela homenagem. Minha esposa e eu estamos rindo, aqui, já faz minutos, da foto na qual apareço, aos 15 anos … were we ever that young? … com a câmara na mão. E o skate na cabeça. Na época, a gente não sabia que estava registrando algo tão importante para um esporte que tem no Brasil forte presença, em especial no RS. Pena que o filme foi comido – a cor – pelos fungo. Maldito moisture gaucho. Obrigado, obrigado, obrigado, obrigado … … … obriiiiiiigaaaaaaaadoooooooooo

  3. RICARDO BOEIRA disse:

    BLZ ESSAS FILMAGENS, E AS FOTOS , QUEM OLHA E ANDOU DE SKATE NESSA ÉPOCA , FAZ UMA VOLTA NO TEMPO!

    MUITO BOM

    RICARDO BOEIRA

  4. Alexandre Torrano disse:

    Que privilégio fazer parte disso tudo. Fico muito feliz que tem uma galera preocupada em preservar esta parte da história, em que fomos e somos os protagonistas.
    Bertrand e Ronald, aquele abraço!!! O Fornari deve estar metido nessa também, ahahah.
    Durante 30 anos este filme só rolou para poucos no underground de Porto Alegre. Agora, no Youtube. Doideira isso né meu! Ah,ah,ah.
    Grande abraço!

  5. Adriano Py Chludinski disse:

    Fiquei extremamente feliz em rever estas imagens!!!! Agradeço de coração ao Bertrand e ao Ronald por terem perpetuado aqueles momentos neste filme. E não poderia deixar de agradecer, também, ao Fornari, grande responsável por manter a maior parte dos arquivos de imagens. Não esqueço de vocês, nem de todos que conviveram comigo nesta época!!! E ainda continuo andando de skate!!! E graças a isso posso falar – TÔ VÉIO MAS TÔ NOVO!!!! He he he!!
    Grande abraço!!

  6. Confesso que me senti velho. Mas foi por pouco tempo. Depois eu me senti orgulhoso por fazer parte de um pedaço desta história.
    []s
    GM

  7. […] Confira o vídeo abaixo e veja fotos da época das filmagens aqui. […]

  8. Juninho disse:

    Oi tuminha!!!

    É tempo maravilhoso, começei em 1974 com skate torlay rodinhas pretas, nossa Rua Guarujá/SP, eu, Kao tai, xandinho o japinha e outros… Ai passamos a curtir twin e hang teen e outro importados. Tive a honra de participar do 1º Campeonato em SP da Pepsi no CI Ibirapuera, nossa!!! Hoje aos 47 anos, ainda fasso algumas manobras tradicionais ou seja estilo, lógico rsrsrsrs. E curto uma long e sonrrisal, pois mesmo com o passar do tempo não da para parar com esta doença tão maravilhosa…
    Parabéns pelas fotos e vídeos!!!
    Um abraço a todos os amantes do Skate e do surf.
    Valeuuuuuuuuuuuu…
    contato: anibal3522@terra.com.br

  9. Legal, muito legal a iniciativa, meus parabéns, gostaria que meu irmão (pé na cova) estivesse entre nós mais ele foi para outra, mais mesmo assim fica para a nossa historia do começo do skate em Porto Alegre os malucos da lomba da hidráulica…….

  10. Marcelo Serrano Agustoni (Quejo) disse:

    Sinto muito orgulho de fazer parte da história do skate gaúcho. Também comecei no skate em 1973 ou 74 não lembro direito, será que é sinal do tempo hehehehe. Um primo meu viu um skate em uma revista americana e desmanchou um patins com rodas de ferro ,que era de minha mãe, e pregou em uma tábua. Esse foi o meu primeiro contato daí em diante virou vício. Fico também contente de ter participado das filmagens do Deslizando, realmente Bertrand, Ronald e grande amigo Fornari vocês ajudaram em muito a conservar a história do skate, parabéns a vocês e a todos nós que vivenciamos essa época.
    Ah! Por falar nisso meu skate daquela época existe até hoje, relíquia.
    Abraços

Comentar